Área Restrita

Institucional

>

Tecnologia

Tecnologia

APARÊNCIA NÃO É NOSSA ÚNICA PREOCUPAÇÃO.

O que é Metalização à vácuo?

 

A metalização a vácuo é um processo que produz um acabamento brilhante e metálico em muitos materiais.

Um material de revestimento de metal e uma peça de trabalho são geralmente colocados numa câmara de vácuo. Dentro dessa câmara, o material de chapeamento de metal é vaporizado sobre a peça de trabalho. O material de revestimento de metal condensa-se sobre a peça de trabalho para formar uma película fina que pode ser decorativa e funcional. Os materiais de revestimento variam dependendo da aplicação.

 

Durante o processo, o material de revestimento de metal é frequentemente aquecido dentro de uma câmara de vácuo até se transformar em gás. O metal vaporizado tende a se aderir a outros materiais e, em geral, condensa-se em uma peça de trabalho enquanto esfria. Comparado com outros métodos de criação de um revestimento semelhante, a metalização a vácuo é considerada um processo ambientalmente mais amigável. Isto é porque o processo é físico, em vez de químico, e produz poucos resíduos.

Para o material de revestimento criar um revestimento coerente, uma camada é inicialmente aplicada de uma maneira semelhante ao processo de metalização de vácuo. Requisitos de espessura de recobrimento podem variar, dependendo se uma peça de trabalho se destina a ser funcional ou decorativa. Os exemplos podem abranger revestimentos eletrônicos, que muitas vezes requerem espessuras específicas, e cromo para acabamentos em brinquedos.

Materiais que podem se beneficiar da utilização de uma máquina de metalização a vácuo incluem vidro, plástico, metal, cerâmica e até mesmo de papel. Produtos de plástico muitas vezes fazem uso do processo de metalização de vácuo, porque os revestimentos de plásticos são frequentemente difíceis de alcançar através de outros processos.

 

O alumínio é comumente usado para criar peças decorativas, embora um acabamento protetor adicional às vezes seja necessário para evitar o embotamento. Materiais funcionais também podem incluir alumínio, cobre, níquel, chumbo e estanho. Materiais decorativos podem incluir platina, titânio, ouro e prata. Aparência e função dependem do tipo de material de revestimento utilizado. A aplicação destes materiais é muitas vezes semelhante, contudo, porque a mesma camada uniforme e fina é desejável para muitos produtos.A metalização a vácuo é um processo que produz um acabamento brilhante e metálico em muitos materiais. Um material de revestimento de metal e uma peça de trabalho são geralmente colocados numa câmara de vácuo. Dentro dessa câmara, o material de chapeamento de metal é vaporizado sobre a peça de trabalho. O material de revestimento de metal condensa-se sobre a peça de trabalho para formar uma película fina que pode ser decorativa e funcional. Os materiais de revestimento variam dependendo da aplicação.